Home / Destaque home / SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E BEM-ESTAR ANIMAL E POLICIA MILITAR AMBIENTAL CELEBRAM O DIA DA ÁRVORE

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore, e em celebração à data, a Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, realizará uma solenidade junto à equipe da Polícia Militar Ambiental no Parque Natural Municipal Vale do Itaim. O evento inicia às 9h, e contará com a presença das autoridades locais.

Durante a manhã, os alunos da EMEIEF Cônego Benedito Augusto Corrêa (Itaim) também estarão presentes na solenidade. Na ocasião serão plantadas mudas de árvores nativas frutíferas do bioma Mata Atlântica no pomar.

O dia 21 foi escolhido para ser o dia da árvore por anteceder o início da primavera, e o objetivo principal é a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso.

A solenidade visa não somente celebrar esta data tão importante, mas também homenagear os profissionais que atuam arduamente na tarefa de fiscalizar ações lesivas ao meio ambiente, com o objetivo de defendê-lo e preservá-lo.

As árvores e as florestas são essenciais para a vida na Terra. Elas produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem abrigo para diversas espécies de animais.

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL
A fiscalização ambiental é uma atividade fundamental prevista em lei e em diversas ocasiões a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal e Polícia Ambiental atuam em cooperação para cumprir esse propósito.

Cuidar do meio ambiente é um compromisso com a saúde e a vida, cabendo a todos nós essa responsabilidade.

A denúncia ambiental também é um importante instrumento de controle e preservação do meio ambiente. A denúncia é a participação popular na defesa ambiental e ajuda a reduzir, combater e prevenir a ocorrência de infrações.

Vale destacar que não é necessário se identificar, mas é importante que se tenha o máximo de informações sobre a situação e até fotos, se possível. As denúncias sem identificação detalhada do local, ou sem roteiro de acesso e/ou coordenadas geográficas dificultam o devido atendimento. Portanto, quanto mais informações, melhor, para que a equipe de fiscalização consiga chegar até o devido local.

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal recebe denúncias através do site: https://taubate.1doc.com.br/atendimento e pelo telefone (12) 3624-4195 (via telefone de segunda a sexta-feira das 8h às 17h). A Polícia Ambiental recebe denúncias 24h, através do telefone (12) 3608-2350.