Home / Destaque home / SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE TAUBATÉ FECHA O ANO COM DIVERSAS AÇÕES

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE TAUBATÉ FECHA O ANO COM DIVERSAS AÇÕES

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), realizou diversas ações, projetos e investiu em melhoria no Centro de Controle de Zoonoses ao longo de 2021, com diversos benefícios à comunidade.

Dentre os projetos, estão os estudos para implantação de rede de esgoto em áreas isoladas (área rural), o Fehidro I e II. O Plano Diretor de Macrodrenagem também foi um grande ganho, com investimentos de R$ 1.005.242,96, sendo R$ 904.718,65 de recursos do Governo do Estado e o restante custeado pela prefeitura.

O projeto “Pomares urbanos” plantou em toda cidade 350 mudas de árvores frutíferas em diversos bairros. Também foram desenvolvidos projetos pilotos de hortas comunitárias nos bairros Jardim Santa Tereza e San Marino.

O “Ecomunidade”, projeto de compostagem comunitária, foi realizado com a comunidade do bairro Jardim Santa Tereza, abrangendo os membros da cooperativa de reciclagem situada no bairro. Durante o projeto, de julho a setembro, foram compostados 1.175,6 kg de resíduos orgânicos e os participantes aprenderam a realizar a manutenção da composteira comunitária com o propósito de levarem a prática adiante.

Projetos importantes como o “Plano de manejo” do Parque do Itaim, que institui normas e regras para Unidade de Conservação; a construção do núcleo ambiental do Parque e a publicação do decreto de regulamentação de arborização urbana nº 14.965/2021 também estão nos destaques da Sema.

Pendente desde 2019 e apontado pelo Tribunal de Contas, o projeto das taxas de licenciamento ambiental foi aprovado na Câmara.

A Secretaria de Meio Ambiente também realizou eventos do “Dia da água” e do “Dia mundial do meio ambiente”, com doação de mudas e feiras de adoção de animais na Praça Dom Epaminondas e no Mercatau, além do plantio de mudas no Parque do Itaim e CCZ.

A ação realizada em comemoração aos “Dias Verdes” movimentou o município com passeio ciclístico no “Dia mundial sem carro”, doação de mudas, feiras de adoção de animais e ações de educação ambiental.

Durante os eventos ao longo do ano, foram doadas 11.500 mudas de plantas do viveiro municipal. As ações de fiscalização foram constantes ao longo deste ano. Em 2021, foram realizadas 424 vistorias, 33 autos de constatação, 100 notificações e 22 autos de Infração. Na arborização foram realizadas 311 vistorias e elaboração de relatórios. Os processos de licenciamento ambiental e outros assuntos semelhantes totalizaram 44.

CCZ

A Secretaria de Meio Ambiente realizou diversos trabalhos em parceria com o Centro de Controle do Zoonoses (CCZ).

As castrações foram intensificadas, com 5400 cães e gatos atendidos, sendo 2500 realizadas pelo próprio CCZ (rotina, mutirões e castra móvel) e 2900 contratadas através de licitação. Foram adquiridos 3000 microchips para identificação de cães, gatos e cavalos, visando principalmente maior controle quanto a maus tratos e abandono.

Está em andamento a construção de canil com solarium para os cães de grande porte, com previsão de entrega para janeiro.

Foi instalado um tronco para realização de procedimentos em animais de grande porte, sem oferecer risco ao profissional.

Um novo parcão foi entregue, em Quiririm. Também teve início a implantação de uma quarta unidade no CCZ.

Pela primeira vez foram adquiridas 4 toneladas de alfafa, um capim de grande teor protéico para os equinos resgatados pelo CCZ e da equoterapia.