Home / Destaque home / PREFEITURA REALIZA DIVERSOS TRABALHOS VOLTADOS À ZONA RURAL

PREFEITURA REALIZA DIVERSOS TRABALHOS VOLTADOS À ZONA RURAL

A Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Obras (SEO) deu uma atenção especial para a zona rural do município ao longo de todo este ano, realizando trabalhos de manutenção nas estradas rurais, construção de pontes, entre outros serviços.

Uma importante ação voltada aos moradores da área rural foi a assinatura de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo para a pavimentação, recuperação funcional e modernização de duas importantes estradas vicinais para dar mais segurança e conforto aos usuários. A iniciativa faz parte do Programa “Novas Estradas Vicinais” e por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai beneficiar moradores, como os do Pinheirinho, que há muitos anos aguardam por essa melhoria.

Um dos convênios prevê a pavimentação da Estrada José Félix Monteiro Visconde de Mossoró, no bairro Pinheirinho e vai investir R$ 24.491.900,17 para asfaltar 13,4 km dessa estrada que liga Taubaté a Caçapava.

O outro convênio é referente ao recapeamento e pavimentação da estrada que faz a ligação entre os municípios de Taubaté, Pindamonhangaba e Lagoinha. A obra contempla o recapeamento do km 0 ao 15, na cidade de Pindamonhangaba, e a pavimentação do trecho do km 15 ao 38, na cidade de Taubaté.

As obras de manutenção da área rural foram realizadas pela equipe de Controladoria Especial de Agricultura e Abastecimento (CEAA) da SEO. Os profissionais desse setor executaram ao todo mais de 500 mil m de roçada nas estradas rurais, além de 950 mil m de regularização de leito carroçável e cascalhamento.

Os trabalhos de drenagens, limpeza de saídas de água e manutenção de barreiras ultrapassaram a marca de 1 milhão de metros.

Outro importante serviço desenvolvido pela equipe do CEAA foi a construção de 5 pontes em bairros da zona rural. Um dos bairros beneficiados com essa iniciativa foi o Taboãozinho, onde uma ponte foi construída na Estrada Municipal da Graminha, região próxima ao bairro Mangalot.

Neste local uma galeria antiga desempenhava a função de ponte e parte dela foi levada durante uma forte chuva. A equipe retirou essa galeria, que era feita com tubos de concreto circular, fez um alargamento para aumentar a vazão de água e substituiu por uma outra estrutura feita com pedras marroadas.

Para esta construção foram necessários 15 caminhões com 15 toneladas de pedra amarroada, cada um, totalizando 225 toneladas deste material. Além de madeiras de eucalipto, que foram doadas por moradores da região, para a produção das pranchas. Esta ação beneficiou cerca de 300 moradores, entre produtores rurais, produtores de leite, criadores de gado de corte e agricultores.

Veja também

TAUBATÉ ATUALIZA OS DADOS DE COVID-19 NESTE DOMINGO

Neste domingo, dia 16 de janeiro, juntos HMUT e UPA Central possuem taxa consolidada de …