Home / Destaque home / PREFEITURA REALIZA AÇÕES AMBIENTAIS EM ESCOLAS EM COMEMORAÇÃO AOS “DIAS VERDES”

PREFEITURA REALIZA AÇÕES AMBIENTAIS EM ESCOLAS EM COMEMORAÇÃO AOS “DIAS VERDES”

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal (Semabea) e Secretaria de Educação (SEED), realizam ações em parceria com a Coordenadoria Nacional da Casa da Amizade para comemoração aos “Dias Verdes”, em apoio ao projeto “Reflorestando o Brasil”.

A Casa de Amizade de Taubaté, instituição sem fins lucrativos ligada ao Rotary Club de Taubaté, está participando desse projeto e desenvolveu um subprojeto denominado “Planeta, vida que brota da terra” com a proposta de realizar ações que contribuem para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Os “Dias Verdes” são celebrados em 21/09 (Dia da árvore) e 22/09 (Início da Primavera e Dia do Rio Paraíba do Sul), e durante toda a semana as equipes das Secretarias, da Instituição Casa da Amizade de Taubaté e do Rotary Club de Taubaté realizarão plantios de 70 mudas de árvores, envolvendo diretores, professores e alunos de 8 escolas municipais, localizadas na zona urbana e rural do município, sendo elas:

– EMEF Profa. Docelina Silva de Campos Coelho (Santa Tereza);
– EMEI José Bento Alvarenga – (Chácara. Florida);
– EMEI Yan Gabriel Alves Mendaña (Estoril II);
– EMEI Sebastião Gonçalves Leite (Chácaras Reunidas);
– EMEF Vereador Pedro Grandchamp (Fonte II);
– EMEIEF Cônego Benedito Augusto Corrêa (Itaim);
– EMEI Maria Miriam de Almeida (Vila São José);
– E.M.E.I.E.F. Prof. José Marcondes De Moura (Monjolinho)

Com o objetivo de apoiar as ações do projeto em Taubaté, a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal e a Secretaria de Educação do município se reuniram a fim de incentivar e viabilizar o plantio de mudas de árvores nativas em escolas da rede municipal. Pretende-se realizar o plantio de 300 mudas em terrenos de unidades escolares e áreas vizinhas, visando fortalecer a educação ambiental com as crianças, jovens e com a comunidade.

No dia 22 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal realizará uma ação de educação ambiental com os alunos da EMEI Prof. João Quintanilha (Parque Três Marias) visando incentivar o cultivo de horta na escola, ensinando a produzir alimentos saudáveis de forma sustentável. Na ocasião também haverá exposição de cartolinas confeccionadas pelos alunos sobre os temas envolvidos nos “Dias Verdes”.

Já no dia 23 de setembro a E.M.E.I.E.F. Prof. José Marcondes De Moura (Monjolinho), localizada na zona rural, receberá apoio técnico da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal para aprender técnicas de plantio e fortalecer os canteiros de hortas existentes com composto orgânico e novas mudas de hortaliças.