Home / Noticias / Desenvolvimento e Inclusão Social / PREFEITURA ORIENTA SOBRE O PROGRAMA “AUXÍLIO BRASIL”

PREFEITURA ORIENTA SOBRE O PROGRAMA “AUXÍLIO BRASIL”

A Prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (SEDIS), orienta que as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família não precisam realizar nenhum cadastro ou atualização para ter direito ao “Auxílio Brasil”, exceto nos casos em que houve alguma alteração no cadastro da família, como mudança na composição familiar, de endereço, renda, ou ainda nos casos em que o cadastro esteja desatualizado ou tenha sido realizado há mais de 2 anos.

O “Auxílio Brasil” é um programa de transferência de renda destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Devido a alteração do “Bolsa Família” para o “Auxílio Brasil”, a mudança de um programa social para outro será automática, dessa forma as pessoas que recebem o “Bolsa Família” passarão a receber automaticamente o “Auxílio Brasil” e poderão utilizar o cartão do Bolsa Família para receber o novo benefício.

VEJA MAIS:

As pessoas que não estão inscritas no Cadastro Único podem fazer a inscrição e deverão aguardar a avaliação do Governo Federal para saber se terão ou não direito ao novo benefício, não há um prazo para essa inclusão ser realizada.

O “Auxílio Brasil” é composto pelos seguintes benefícios:

– Benefício Primeira Infância (BPI): direcionado a crianças de 0 a 3 anos incompletos;

– Benefício Composição Familiar (BCF): voltado para famílias com gestantes ou com integrantes com idade entre 3 e 21 anos que esteja matriculado na educação básica;

– Benefício de Superação da Extrema Pobreza (BSP): destinado a famílias em que a renda não chegue a R$ 100,00 por integrante da composição familiar, mesmo recebendo outros benefícios.

O programa também oferecerá outros auxílios sociais, como: auxílio de esporte escolar, auxílio bolsa de iniciação científica júnior, auxílio criança cidadã, entre outros.

Para ter direito ao benefício, a família deve estar inscrita no Cadastro Único, ser selecionada pelo Ministério da Cidadania e estar em situação de pobreza e extrema pobreza. Dessa forma é muito importante manter sempre os dados atualizados e realizar a atualização quando houver qualquer alteração.

Os pagamentos começaram a ser realizados nessa quarta-feira, dia 17 de novembro, e devem seguir o calendário habitual do Bolsa Família.

Para mais informações acesse: http://www.caixa.gov.br/auxiliobrasil ou ligue para o 111.