Home / Destaque home / PREFEITURA INICIA INTENSIFICAÇÃO DA BUSCA ATIVA DE SINTOMÁTICO RESPIRATÓRIO

PREFEITURA INICIA INTENSIFICAÇÃO DA BUSCA ATIVA DE SINTOMÁTICO RESPIRATÓRIO

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Saúde, realiza de 14 a 28 de março a Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose. A ação ocorre simultaneamente em todos os municípios do Estado de São Paulo.

A Tuberculose é uma doença que afeta principalmente os pulmões, porém pode acometer outros órgãos do corpo. É transmitida por via respiratória, pode ser prevenida e tem tratamento.

No município de Taubaté, as ações de coleta de escarro acontece nos seguintes serviços de saúde: unidades básicas de saúde (UBS Mais / ESF / PAMO) e no Ambulatório de Infectologia (AMI).

Em 2021 foram notificados 88 casos novos de tuberculose e 4 óbitos; em comparação com o ano anterior, de 2020, foram registrados 107 casos positivos e 6 óbitos. Embora, seja possível uma subnotificação de casos novos de tuberculose por decorrência da pandemia de COVID-19.

O objetivo da intensificação da busca ativa é aumentar o número de pessoas investigadas, para a realização de um diagnóstico precoce e ofertar tratamento adequado, sem que o indivíduo tenha o agravamento do quadro clínico.

Pacientes mais vulneráveis para a tuberculose: pacientes com HIV; usuários de álcool e outras drogas; tabagistas; diabéticos; pacientes vivendo em situação de rua; pacientes que já tiveram tuberculose; profissional de saúde e do sistema prisional; pacientes que vivem em instituições (comunidades terapêuticas, casas de longa permanência) e população do sistema prisional.

É importante que a população fique atenta aos seguintes sintomas: tosse por três semanas ou mais; perda de peso; falta de apetite e febre vespertina (febre no final da tarde). A pessoa que estiver com um dos sintomas descritos deve procurar uma unidade básica de saúde mais próxima da sua residência e realizar o exame. O exame é simples e coletado no momento da visita ao serviço de saúde. Também é importante que os sintomas sejam avaliados pela equipe de saúde da UBS de referência.