Home / Destaque home / PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE FINAL DE ANO

PREFEITURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE FINAL DE ANO

A Secretaria de Cultura, da Prefeitura de Taubaté, divulga a programação cultural do final de ano. São atrações gratuitas e destinadas a toda família.

Já no sábado, dia 04 de dezembro, acontece o lançamento da Exposição “A Boneca de Narizinho. O evento marca o encerramento do centenário do livro “A Menina do Narizinho Arrebitado”.

Essa obra mudou a história da literatura infantil brasileira, cativando gerações com seu encanto e simplicidade. Levando sua turminha para os corações de crianças e adultos, e para encerrar com chave de ouro os cem anos dos personagens mais famosos do Brasil, o Museu Monteiro Lobato, situado no Sítio do PicaPau Amarelo, exibe além da mostra, o filme “Emília no País da Informática”. São diversas atrações que estarão abertas ao público de 5 de dezembro a 27 de fevereiro, de terça a domingo, das 9h às 17h. A sessão do filme acontece sempre às 14h, de terça a sexta-feira.

Além das atrações acima citadas, o visitante do museu poderá contemplar também a exposição: “Emília Boneca Gente”, objetos originais e inéditos de Monteiro Lobato do acervo pessoal de Ricardo Monteiro Lobato, seu bisneto, bonecos em tamanho real dos personagens criados pelo escritor. Também será lançado o catálogo virtual “Narizinho Arrebitado”. No domingo, dia 5 de dezembro, às 19h30 acontece o Espetáculo de Teatro de Sombras “A Floresta Que Habita em Nós”, da Cia Quase Cinema.

No Museu da Imagem e Som (Mistau), no dia 12 de dezembro, às 10h também haverá a exibição do filme “Emília no País da Informática”. No filme, a boneca Emília, usando o pó de pirlimpimpim, se transporta para o futuro e começa a conhecer pessoas que vivem em um mundo muito diferente do Sítio do PicaPau Amarelo, todas voltadas para as Redes Sociais. A boneca estranha essa nova vida futurística, mas logo se adapta e transforma-se em uma “digital influencer”. O pessoal do Sítio quando percebe que Emília sumiu, decidem procurar o Visconde, o confidente da Emília e descobrem que ela foi conhecer o futuro e aproveitam e embarcam na viagem para buscar Emília que está aprontando muitas com sua nova turma do futuro.

Em comemoração dos 376 anos da cidade de Taubaté, vai acontecer no dia 8 de dezembro de 2021, quarta-feira, às 18h30, no saguão do prédio do relógio da CTI – Companhia Taubaté Industrial, a avant-première do Doc Félix Guisard – Taubaté: das mãos da terra às mãos da graxa, produzido pela Taubaté Filmes.

O documentário em vídeo tem 7 episódios, com a duração total de 243 minutos, e faz uma revisão histórica de Taubaté, desde seu surgimento em 1625, sua elevação a categoria de vila em 1645, um bem sucedido entreposto comercial a partir de 1695 no ciclo do ouro, um dos grandes produtores de café a partir de 1860, à época do império, e depois como a Capital do Vale, com a prosperidade e o desenvolvimento industrial com o empreendimento de Félix Guisard e a fábrica de tecidos, Companhia Taubaté Industrial, até o seu fechamento em 1982.

A pré-estreia vai contar com as atrações: às 18h30, público será recebido pelo Quarteto de Cordas do Centro Cultural Municipal Toninho Mendes com a apresentação de música erudita. Na sequência, às 19h acontece a abertura da avant-première, tendo como mestre de cerimônias o Secretário de Cultura de Taubaté, Dimas Oliveira Júnior, anunciando as autoridades presentes e os entrevistados do documentário. Logo após, às 19h20 acontece um bate-papo com os entrevistados do documentário. Às 19h40 – coquetel e exibição simultânea do teaser do documentário Félix Guisard – Taubaté: das mãos da terra às mãos da graxa, um resumo dos 7 episódios do documentário que tem a direção geral de Mauro Thomé e roteiro e edição de João Angelo Guimarães.

Após a pré-estreia, que tem encerramento às 22h, o documentário vai ser disponibilizado na íntegra no YouTube e nas redes sociais.

Veja também

TAUBATÉ ATUALIZA OS DADOS DE COVID-19 NESTE DOMINGO

Neste domingo, dia 16 de janeiro, juntos HMUT e UPA Central possuem taxa consolidada de …