Home / Destaque home / PREFEITURA DE TAUBATÉ REALIZA MAIS 180 CIRURGIAS DO MUTIRÃO DE CATARATA

PREFEITURA DE TAUBATÉ REALIZA MAIS 180 CIRURGIAS DO MUTIRÃO DE CATARATA

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Saúde, realiza de 26 a 29 de janeiro mais 180 cirurgias do mutirão de catarata. Os procedimentos oftalmológicos serão realizados pelas três empresas habilitadas para prestar os serviços.

Nesta quarta, dia 26, acontecem 10 cirurgias, no dia 27 serão 75, no dia 28 mais 75 procedimentos e no sábado, dia 29, 20 cirurgias. Todas elas estão atendendo os pacientes da lista de espera municipal.

A demanda municipal por consultas, exames e cirurgias para catarata contava com 2 mil pacientes, aguardando na fila do Cross, que já foram previamente avaliados pelo clínico geral da unidade básica de saúde e pelo oftalmologista da atenção especializada, que apontaram o diagnóstico.

Para a realização do mutirão o paciente passa por mais uma consulta pré-operatória, realiza todos os exames necessários (biometria, ceratometria, mapeamento de retina e ultrassonografia em caso precise, por exemplo) para a programação e realização da cirurgia. O pós operatório será realizado em duas consultas após o procedimento e a previsão de alta médica é de um mês após a cirurgia.