Home / Destaque home / PREFEITURA DE TAUBATÉ FIRMA CONVÊNIO PARA LOCALIZAÇÃO DE ESTRADAS RURAIS

PREFEITURA DE TAUBATÉ FIRMA CONVÊNIO PARA LOCALIZAÇÃO DE ESTRADAS RURAIS

A Prefeitura de Taubaté firmou com o Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria de Agricultura e Abastecimento, um convênio para a implementação do Programa Cidadania no Campo – Rotas Rurais.

O objetivo é possibilitar o intercâmbio de informações visando a identificação das vias e estradas rurais e a localização das unidades de produção agropecuária e demais estabelecimentos da área rural.

Atualmente o deslocamento nas áreas rurais é dificultado pela falta de endereçamento das propriedades rurais, impedindo o desenvolvimento de mapas e aplicativos de rotas não beneficiando desta forma a logística no campo. O impacto é grande para o município, já que a situação impossibilita o atendimento emergencial e demais serviços públicos acabam afetados pela falta de endereço, assim como o escoamento de mercadorias, entregas de insumos, privando o cidadão do campo de alguns serviços.

Por isso, a necessidade do desenvolvimento de um sistema para armazenar dados de geolocalização das propriedades, permitindo gerar um endereço rural, seguindo um padrão oficial. Com isso a plataforma apresentará o mapeamento completo de vias/estradas e propriedades, desenvolvidos em modelos GIS (Sistema de Informação Geográfica – em português) para uso aberto de roteamento.

O convênio é gratuito, não havendo repasse de recursos financeiros por parte da Prefeitura e tem vigência de 18 meses podendo ser prorrogado até no máximo 60 meses.