Home / Destaque home / PLANO DE MANEJO DO PARQUE DO ITAIM SERÁ DEBATIDO COM A POPULAÇÃO EM WORKSHOP

PLANO DE MANEJO DO PARQUE DO ITAIM SERÁ DEBATIDO COM A POPULAÇÃO EM WORKSHOP

Acontece na próxima terça-feira, 26 de julho, o workshop do Plano de Manejo do Parque Natural Vale do Itaim, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal de Taubaté. As atividades acontecem das 9h às 12h, no Centro de Formação de Professores de Taubaté e são abertas ao público.

O objetivo deste workshop é unir profissionais da área para falar sobre a importância da Unidade de Conservação e as atividades que podem ser exploradas no local, por isso é necessária a participação popular.

O Centro de Formação de Professores fica na R. Dr. Emílio Winther, 108, Centro de Taubaté.

Confira a programação do workshop:

Tema: Abertura
MAGALI NEVES
Função: Secretária da Secretaria de Meio Ambiente Bem-estar Animal de Taubaté
Formação: Bacharel em Ciências Biológicas

Tema: Histórico da criação de parques (Uma provação sobre sua sustentabilidade)
AGAMBIENTAL
Empresa especializada no desenvolvimento de projeto, licenciamento e regularizações

Tema: Experiência com unidade de conservação FLONA de Passa Quatro
EDGARD JÚNIOR
Função: Chefe do Núcleo Gestão Integrada Mantiqueira (FLONA de Passa Quatro, Floresta Nacional de Lorena e APA da Serra da Mantiqueira)
Formação: Administrador

Tema: Experiência com unidade de conservação APA São Francisco Xavier
RENATO LORZA
Função: Gestor da APA São Francisco Xavier; Membro do Comitê de Bacias.
Formação: Engenheiro Florestal

Tema: Experiência com unidade de conservação ARIE de Aparecida
WASHINGTON AGUEDA
Função: Gestor de projetos (empresa Lotus Planejamentos e Operação);
Consultor de Projetos Estratégicos do Santuário Nacional de Aparecida;
Diretor de Relações Institucionais da ARIE de Aparecida;
Presidente da ARPAA (Associação Responsável pela Proteção dos Animais de Aparecida);
Sócio proprietário da empresa Aeroland.
Formação: Engenheiro Agrônomo

O QUE É O PLANO DE MANEJO DO PARQUE DO ITAIM?

O Plano de Manejo trata sobre o planejamento das atividades que poderão ser desenvolvidas no Parque Natural Municipal Vale do Itaim, promovendo a integração das comunidades do entorno.

O documento vem sendo construído passo a passo. A meta é transformar o Parque em um ambiente de aproveitamento e sensibilização de toda a sociedade, respeitando todos os limites de uma Unidade de Conservação.

Ao final de todas as etapas de elaboração, o Plano estabelecerá o zoneamento e as normas para o uso da área e o manejo de seus recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade de conservação.