Home / Destaque home / Novembro Azul reforça estratégias de saúde do homem

Novembro Azul reforça estratégias de saúde do homem

Taubaté veste azul em novembro para  conscientização da sociedade e população masculina, em especial, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e diabetes. A campanha Novembro Azul tem o objetivo de fortalecer as estratégias de saúde do homem.
Para isto, serão realizadas nas unidades de saúde palestras educativas para a sensibilização do público masculino em aderir as consultas e aos programas disponíveis na rede(triagem para diabetes , hipertensão arterial , oferta dos testes rápidos , prevenção de tabagismo e hanseníase e estímulo a prática de atividade física).
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 68.220 novos casos de câncer de próstata este ano no Brasil. Balanço da Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que foram registradas 20 mortes por câncer de próstata no município entre janeiro e setembro deste ano. Do total de casos, a grande maioria (10) ocorre em pacientes com mais de 80 anos. Em números absolutos, o total de casos se mantém o mesmo em relação ao mesmo período do ano passado.
O diagnóstico precoce é vital para o sucesso no tratamento do câncer de próstata. A prevenção deve começar ainda na juventude, com um estilo de vida saudável e uma dieta rica em frutas, verduras, cereais integrais e com menos gordura, ajudando a diminuir o risco de câncer. E mais importante do que a dosagem isolada do PSA (exame laboratorial) é o acompanhamento frequente da saúde do homem e  ficar alerta para qualquer sinal suspeito como:
• Micção frequente.
• Fluxo urinário fraco ou interrompido.
• Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria).
• Sangue na urina ou no líquido seminal.
• Disfunção erétil.
Aproveitando o momento da Campanha do Novembro Azul, também será realizada a triagem de novos casos de diabetes através do teste de glicemia capilar. Estima- se que a prevalência de diabetes média na população brasileira acima de 18 anos seja de 6,9%. Em Taubaté, seriam previstos cerca de 16.870 novos casos.

Veja também

PREFEITURA REALIZA OBRAS DE MELHORIA NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Taubaté nos trabalhos voltados para a área de iluminação Pública do município …