Home / Noticias / Mobilidade Urbana / Sistema de área azul de estacionamento inicia testes na região central de Taubaté

Até 31 de agosto acontecem os testes de operação do sistema rotativo de estacionamento área azul em Taubaté. Neste período a Praça Monsenhor Silva Barros irá operar em caráter experimental. A via contará com monitores da empresa para dar as orientações e os parquímetros já estarão instalados. Nesta fase os motoristas poderão estacionar nas áreas de testes e usar o equipamento, sem a necessidade de pagamento.

O sistema começa a valer a partir do dia 1 de setembro nas principais vias da região central e centro expandido que serão beneficiadas pelas 2100 vagas rotativas, sendo 1800 para carros e 300 para motos. Veículos que fazem carga e descarga terão que se cadastrar e haverá sinalização específica para realizar este serviço nas áreas de parada rotativa.  Outra novidade são as vagas exclusivas de motos, com bolsões espalhados pelas principais regiões de concentração dos motociclistas.

O valor do estacionamento será de R$ 1,50 a hora para veículos e R$ 0,80 a hora para motos. A compra pode ser fracionada, sendo o tempo mínimo de pagamento de 20 minutos e no máximo de 2 horas de permanência.  A área azul no município vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Para pagamento serão instalados 69 modernos parquímetros que recebem em moedas ou utilizando o cartão eletrônico de créditos pré-pagos. O cartão é recarregável e pode ser adquirido por R$ 10 na sede da empresa Expark Soluções em Estacionamentos, responsável pela operação da nova área azul na cidade. O cartão já vem com crédito de 120 minutos inseridos.  A empresa fica na Rua Dr. Pedro Costa, nº 454, centro.  O atendimento é de segunda a sexta-feira das 08h às 18h e aos sábados das 08h às 13h. Para mais informações o telefone é 3631-5995.

No parquímetro o motorista para efetuar o pagamento tem que informar a placa do carro ou moto, digitar o número da vaga, informar o tempo de permanência, inserir moeda ou cartão do sistema e aguardar a impressão do comprovante. Não é necessário deixar o comprovante no painel do veículo. Os usuários também poderão efetuar o pagamento e adquirir o cartão com os monitores da empresa nas ruas e em pontos de venda nos comércios. A recarga do cartão poderá ser feita também pelo site www.expark.com.br e ou pelo aplicativo de celular que pode ser baixado pelo site.

Conforme resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) serão disponibilizadas vagas especiais com estacionamento gratuito sendo 5% para pessoas idosas e 2% para pessoas com deficiência. Para garantir esse direito o motorista deve ter a credencial emitida pela Prefeitura na Secretaria de Mobilidade Urbana que tem validade nacional. Com esta credencial, o usuário para obter a gratuidade deve realizar cadastro na empresa operadora do sistema. O tempo máximo de permanência na vaga também será de 2 horas.

As multas ocorrerão nas seguintes situações: motocicletas que ocuparem vagas destinadas a veículos; não pagamento pelo uso da vaga; ultrapassar o tempo máximo de rotatividade; ocupar a vaga irregularmente (fora do espaço demarcado). O valor da multa aplicada é a estabelecida pelo Denatran de R$53,20 mais 3 pontos na carteira de habilitação. O veículo infrator poderá ser multado por períodos a cada 2 horas de permanência caso não regularize a infração.

Foram gerados cerca de 30 empregos diretos, mais contratações terceirizadas para a implantação do sistema. A empresa Expark Soluções em Estacionamentos terá um contrato de cinco anos. O repasse oferecido para a Prefeitura é de 27%, e a empresa está fazendo um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão em equipamentos, sinalização e propagandas.

Vias com Estacionamento Rotativo

– Praça Dr. Euzébio da Câmara Leal

– Rua Humaitá

– Rua Antoninho Rocha Marmo