Home / Noticias / Cultura e Economia Criativa / Mistau expõe imagens de mulheres na revolução de 32

Mistau expõe imagens de mulheres na revolução de 32

A Secretaria de Turismo e Cultura promove no Mistau (Museu da Imagem e do Som de Taubaté) até 31 de julho a exposição “A participação da Mulher na Revolução Constitucionalista de 1932”.
Com entrada gratuita, a mostra fica disponível ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos finais de semana, das 9h às 13h. Trata-se de um acervo fotográfico, com quase 30 imagens que contam a história de mulheres que participaram, ao lado dos homens, confeccionando fardas, capacetes de aço, botas, tratando dos feridos, fazendo e distribuindo alimentos, além de participar da “Campanha do Ouro”. A partir daí as mulheres tiveram, pela primeira vez, o seu direito reconhecido no processo eleitoral.
Em 1932 o Estado de São Paulo não aceitou o regime de ditadura imposto pelo então Presidente Getúlio Vargas. A “Revolução Constitucionalista” teve início em 9 de julho. Paulistas de todas as classes se armaram para lutar em prol do ideal constitucionalista. Foram quase três meses de batalhas, encerradas em 2 de outubro daquele mesmo ano com a derrota militar dos constitucionalistas. Mas em 1934 o governo federal convocou eleições para uma nova Assembleia Constituinte.
O Mistau fica à avenida Tomé Portes Del Rey, 761 no Jardim Ana Emília.

Veja também

TAUBATÉ PARTICIPA DA 20ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, participa da …