Home / Noticias / Cultura e Economia Criativa / MISTAU DIVULGA A PROGRAMAÇÃO JUNHO DAS ATIVIDADES PELO PONTOS MIS

MISTAU DIVULGA A PROGRAMAÇÃO JUNHO DAS ATIVIDADES PELO PONTOS MIS

O Museu da Imagem e do Som de Taubaté (MISTAU), em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), realiza diversas atividades no mês de junho. Elas são oferecidas pelo Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que atua em todo o Estado de São Paulo, realizado em parceria com os municípios, levando programação de filmes, oficinas, palestras, exposições, entre outras atividades.

Neste mês acontecem duas exibições de filmes presenciais, no Mistau, no dias 23 e 24 de junho, com a exibição dos filmes Mulan e Aladdin.

Confira a programação do mês de junho*:

 

OFICINA (on-line)

“Dois dias com Mazzaropi”, com Celso Sabadin (online)
– 22 e 23 de junho, das 18h30 às 21h30
– Ao vivo pela plataforma Zoom Meeting
– Participação gratuita com emissão de certificado
– Solicite o link para inscrição através do e-mail museumistaubate@gmail.com, até o dia 21/06.
O que ainda não sabemos sobre Mazzaropi?
O caipira mais famoso do Brasil, e o maior sucesso individual de bilheteria de toda a história do cinema brasileiro ainda tem muito a nos contar. Comemorando 110 anos de nascimento do popular Jeca, a oficina “Dois dias com Mazzaropi” tem como objetivo mostrar o lado humano, empresarial, cinematográfico e o ícone da cultura caipira que foi Amácio Mazzaropi. Sem nunca deixar o bom humor de lado, claro. O jornalista e professor de cinema Celso Sabadin – roteirista e diretor do documentário de longa metragem “Mazzaropi” – conduz esta oficina direcionada a todos os interessados em cinema brasileiro, cultura popular, humor ou simplesmente em bons “causos”.

 

BATE-PAPO DE CINEMA (on-line)

Durante o mês de junho será apresentada a “Mostra ICine”
O ICine é uma rede de cineastas, produtores e exibidores do interior e litoral paulista que atua nas frentes de Formação, Fomento, Circulação, Distribuição, Preservação & Pesquisa e Tecnologia & Inovação com o objetivo de fomentar e desenvolver o audiovisual interiorano.
– Filmes disponíveis no link: https://vimeo.com/showcase/9363674
– Bate-papo no YouTube do MIS-SP: https://www.youtube.com/user/missaopaulo
– Mediação de Giuliana Monteiro (roteirista e diretora de cinema). Acessibilidade em libras.

11/06, às 18h – “Mostra ICine – Em nome do meu povo”
(dir. Rodrigo Guim, Brasil, 2019, 70 min, 12 anos)
Sinopse: Este é um documentário sobre o Afeganistão e os efeitos das guerras dos últimos 40 anos. Malalai Joya, ativista afegã pelos direitos humanos, democracia e direitos das mulheres, fala sobre as atrocidades cometidas contra os afegãos por soviéticos, senhores da guerra locais, talibãs e a presença dos EUA e da OTAN no país. Muitas vítimas dessas guerras atrozes contam suas histórias.
– Convidados: Rodrigo Guim (documentarista e antropólogo) e Victor Fisch (diretor de cinema).

18/06, às 18h – “Mostra ICine – Selvagem”
(dir. Diego Costa, Brasil, 2020, 90 min, 12 anos)
Sinopse: Sofia tem um objetivo muito claro: passar no vestibular, achar um emprego e sair de casa. Porém, quando a escola onde estuda é ocupada pelos seus amigos e colegas de classe, ela se vê em um dilema entre continuar estudando sozinha ou compartilhar seu conhecimento na transformação da escola. – Convidados: Diego Costa (diretor e produtor de cinema) e Cintia Marilia Santos Bertini (produtora cultural).

25/06, às 18h – “Mostra ICine – Limiar”
(dir. Coraci Ruiz, Brasil, 2020, 77 min, 12 anos)
Sinopse: Limiar é um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente: entre 2016 e 2019 ela o entrevista abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade. Ao mesmo tempo, a mãe, revelada por meio de uma narração em primeira pessoa e por sua voz, que conversa com o filho por detrás da câmera, passa também por um processo de transformação que a obriga a romper velhos paradigmas, enfrentar medos e desmantelar preconceitos.
– Convidados: Coraci Ruiz (documentarista) e Raphael Paes da Silva (produtor de cinema).

 

PROSA DE TRIPÉ (on-line)

“Radiolas” Bate-papo, no YouTube do MIS-SP, sobre a exposição, do fotógrafo Felipe Lorozza, que conta com 16 fotografias que retratam o cenário dos soundsystems de reggae do Maranhão e sua expansão para o centro e para as periferias da capital paulista.
– Bate-papo na terça-feira, dia 21/06, às 19h: https://www.youtube.com/playlist?list=PL3fWzoSbDCCBj-2a6JTgP8ZQqLQGBeU7R
– Convidados: Felipe Lorozza (fotógrafo), Adbailson Cuba (gestor do Pontos MIS de São Sebastião) e mediação de Natália Tonda (fotógrafa e pesquisadora).

 

CINE MISTAU – PONTOS MIS (presencial)

Exibições presenciais de filmes no Auditório do MISTAU. A atividade também está disponível para grupos agendados.

“Mulan” (dir. Tony Bancroft e Barry Cook, EUA, 1998, 88 min, livre)
Dia 23/06 (quinta-feira), às 9h e dia 24/06 (sexta-feira), às 14h.
Sinopse: Mulan, uma jovem chinesa que não se encaixa na sociedade, teme que seu pai, um homem doente, seja convocado para lutar na guerra que se aproxima. A garota então se disfarça de homem e assume o posto de seu pai no exército chinês. Acompanhada por seu dragão Mushu, Mulan parte para a linha de batalha, faz amizade com os outros soldados e usa sua inteligência para ajudar a combater a invasão dos hunos enquanto luta para esconder sua verdadeira identidade.

“Aladdin” (dir. Ron Clements e John Musker, EUA, 1992, 130 min, livre)
Dia 23/06 (quinta-feira), às 14h e dia 24/06 (sexta-feira), às 9h.
Sinopse: No coração de uma cidade encantada, um plebeu chamado Aladdin e o seu travesso macaco Abu, lutam para salvar a Princesa Jasmine dos esquemas do malvado feiticeiro Jafar. A vida de Aladdin muda completamente quando este esfrega uma lâmpada mágica e um divertido Gênio aparece e lhe concede três desejos, lançando-o numa inesquecível viagem de descoberta e aventura.

* A programação poderá sofrer alterações sem prévio aviso.

O Museu da Imagem e do Som de Taubaté (Mistau) fica na Av. Tomé Portes Del Rei, 761, no bairro Vila São José. O telefone para mais informações é o (12) 3631-3955 e o e-mail é mistau@gmail.com.

Veja também

PREFEITURA SEGUE COM DIVERSAS AÇÕES DE LIMPEZA E PRESERVAÇÃO NOS BAIRROS DA CIDADE

A Prefeitura de Taubaté por meio da Secretaria de Serviços Públicos segue com as ações …