Home / Noticias / Cultura e Economia Criativa / MISTAU DIVULGA A PROGRAMAÇÃO AGOSTO DAS ATIVIDADES PELO PONTOS MIS

MISTAU DIVULGA A PROGRAMAÇÃO AGOSTO DAS ATIVIDADES PELO PONTOS MIS

O Museu da Imagem e do Som de Taubaté (MISTAU), em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), realiza diversas atividades no mês de agosto. Elas são oferecidas pelo Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que atua em todo o Estado de São Paulo, realizado em parceria com os municípios, levando programação de filmes, oficinas, palestras, exposições, entre outras atividades.

Neste mês acontece uma oficina presencial no Museu Monteiro Lobato, no dia 09 de agosto, “Anita Malfatti – O Retrato do Modernismo”, com Melissa Szymanski. Além de duas exibições de filmes presenciais, no Mistau, no dias 25 e 26 de agosto, com a exibição dos filmes Em Busca da Terra do Nunca e As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.

 

Confira a programação do mês de agosto*:

 

OFICINA (presencial)

“Anita Malfatti – O Retrato do Modernismo”, com Melissa Szymanski
– 09 de agosto, das 13h às 17h
– Local: Museu Monteiro Lobato (Sítio do Picapau Amarelo) – Avenida Monteiro Lobato, s/n°, Chácara do Visconde – Taubaté/SP
– Participação gratuita com emissão de certificado
– A inscrição poderá ser realizada através do link https://forms.gle/Y8dcgLBdbk9o8Ku56
A oficina terá como ponto de partida mostrar aos participantes a importância do movimento artístico do modernismo brasileiro, o contexto histórico, os principais artistas e suas obras. Dentre os vários artistas que compuseram a semana de arte moderna de 1922, a ênfase será na biografia de Anita Malfatti (1889 –1964).
A proponente mostrará suas principais obras, suas referências e sua inovação estética.

 

OFICINA (on-line)
– Ao vivo pela plataforma Zoom Meeting
– Participação gratuita com emissão de certificado
– Solicite o link para inscrição através do e-mail: museumistaubate@gmail.com

“Animação e criação de personagens”, com Douglas Alves Ferreira
16, 18 e 19 de agosto, das 19h às 21h
O curso apresentará as etapas para a realização de uma animação e seus personagens. Com exercícios práticos simples e conteúdo ilustrado com vídeos e apresentação de exemplos, decupagem, softwares e artes relacionadas a realização de um filme animado e as diferentes técnicas. Assim propiciar ao aluno o conhecimento geral sobre a criação de personagens e a produção de um filme em animação. Equipamentos necessários para a realização da atividade: papel, régua de 30 cm, lápis e borracha.

“Eduardo Coutinho: o documentarista do povo”, com Nathalie Hornhardt
23, 24 e 25 de agosto, das 19h às 21h
Em três encontros, a oficina propõe explorar a vida, a trajetória e a obra de Eduardo Coutinho, um dos maiores documentaristas do Brasil. Os nuances da vida de Coutinho, o levaram a fazer um cinema documental voltado totalmente para as histórias de seus personagens e de orçamento enxuto. Nesses três dias, buscaremos explorar o método único criado pelo cineasta para produzir seus documentários, além de abordar sua história de vida e alguns pontos importantes de sua filmografia.

“Orientação de Desenvolvimento de Curtas (2ª edição)”
O objetivo é colaborar para o desenvolvimento de filmes de curta-metragem, de proponentes residentes no interior, litoral e regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. Especialistas irão selecionar e acompanhar projetos, oferecendo orientações e sugestões. O propósito é colaborar para que cada projeto alcance a melhor versão possível ao final do acompanhamento, e esteja pronto para se adaptar aos editais audiovisuais.
– Período de submissão de projetos para seleção: 15 a 24/08
– Podem ser submetidos projetos de curta-metragem, com no máximo 25 minutos de duração, de diversos gêneros e linguagens, que estejam na fase inicial de escrita (ideia/roteiro).

 

SESSÃO + BATE-PAPO DE CINEMA (on-line)
– Filmes disponíveis no link: https://vimeo.com/showcase/9363674
– Bate-papo no YouTube do MIS-SP: https://www.youtube.com/user/missaopaulo
– Mediação de Giuliana Monteiro (roteirista e diretora de cinema). Acessibilidade em libras.

13/08, às 18h – “Filho de Boi”
(dir. Haroldo Borges, Brasil, 2019, 91 min, livre)
Sinopse: João é um menino de 13 anos que mora no sertão da Bahia e sempre quis fugir de sua cidade. Ele tem uma relação rompida com seu pai, e quando o circo chega à cidade, nasce uma relação de amizade entre ele e o palhaço que o encoraja a vencer seus medos.
– Convidados: Paula Gomes (produtora e roteirista) e Haroldo Borges (diretor).

27/08, às 18h – “Ménage”
(dir. Luan Cardoso, Brasil, 2022, 86 min – 16 anos)
Sinopse: Três políticos corruptos de um pequeno partido, envolvidos em uma trama de sexo, drogas e traição, são os protagonistas de uma narrativa ágil e onírica. Foca um escândalo protagonizado por figuras públicas imorais dando a ver a dimensão patológica de suas masculinidades tóxicas. A partir destas personagens o filme traz à cena o que de pior a sociedade brasileira pode produzir, fotografando com algum sarcasmo suas relações impróprias nas esferas pública e privada, dando contorno onírico a situações de puro horror.
– Convidados: Luan Cardoso (diretor) e Vinícius Ferreira (ator).

 

CINE MISTAU – PONTOS MIS (presencial)
Exibições presenciais de filmes no Auditório do MISTAU. A atividade também está disponível para grupos agendados.

25/08, às 9h e 26/08, às 14h – “Em Busca da Terra do Nunca”
(dir. Marc Forster, EUA e Reino Unido, 2004, 106 min, livre)
Sinopse: Conto biográfico sobre o período em que o escritor J. M. Barrie conviveu com uma viúva e seus quatro filhos. O episódio deu origem à narrativa original do clássico “Peter Pan”, que surgiu inicialmente como uma peça cujo roteiro fala sobre as aventuras de um grupo de crianças que não têm vontade de crescer. Com o sucesso de seu trabalho, Barrie vê o carinho e a amizade para com a família alcançar um nível que jamais imaginou.

25/08, às 14h e 26/08, às 9h – “As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”
(dir. Andrew Adamson, Reino Unido e EUA, 2005, 143 min, 10 anos)
Sinopse: Os irmãos Lúcia, Susana, Edmundo e Pedro vivem na Inglaterra, em plena Segunda Guerra Mundial. Em uma de suas brincadeiras, descobrem um guarda-roupa mágico que leva ao mundo mágico de Nárnia. Habitado por seres estranhos, como centauros e gigantes, este lugar já foi pacífico, mas hoje vive sob a maldição da Feiticeira Branca, que o deixou como se sempre estivesse em um pesado inverno. Sob a orientação do leão Aslam, as crianças decidem ajudar na luta contra este domínio maligno.

 

*A programação poderá sofrer alterações sem prévio aviso.

 

MISTAU | Museu da Imagem e do Som de Taubaté
Av. Tomé Portes Del Rei, 761 – Vila São José, Taubaté/SP
Telefone: (12) 3631-3955 | E-mail: mistau@gmail.com
Redes Sociais: @mistaubate

Veja também

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A Prefeitura de Taubaté continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação …