Home / Destaque home / Educação ambiental leva 260 pessoas ao Itaim

Educação ambiental leva 260 pessoas ao Itaim

Atividades educativas promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente de Taubaté envolveram 260 pessoas em visitas ao Parque do Itaim entre março e a primeira quinzena de outubro deste ano. O público atingido representa 13 grupos e escolas municipais, estaduais e particulares de Taubaté e cidades da região.
O passeio no parque inclui visitação da nascente modelo; plantio simbólico de mudas nativas no entorno da nascente; palestra sobre a importância de proteger os rios; nascentes e mata ciliar; simulador de chuva e oficinas para confecção de caderno ecológico, horta em garrafa PET e boneco ecológico.
Para a agenda deste mês, está prevista a participação de 67 crianças da escola Sesi de Pindamonhangaba nesta quinta-feira, dia 18. No próximo dia 26, um grupo de 120 crianças estará presente  durante o evento do Dia da Cuca. Em novembro, no dia 9, das 10h às 11h20 mais um grupo com 30 crianças de Redenção da Serra fará a visita ao parque.
Desde setembro, o Parque do Itaim é classificado como Unidade de Conservação na categoria de Proteção Integral. Isto garante que a área possa se beneficiar do recebimento de recursos oriundos de compensações ambientais de grandes empreendimentos, visando a proteção, conservação e recuperação do espaço hoje considerado de relevância ambiental pro município. O parque possui área total de 107 hectares, localizado em plena área urbana, onde são encontradas manchas remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, nascentes, rica biodiversidade, além de patrimônios culturais e atividades ambientais que servem como alternativa ao turismo cultural e educativo.
  Os interessados em agendar uma data para participar das atividades devem entrar em contato na Secretaria de Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, pelos telefones 3633-5008 ou 3624-4195. O Parque do Itaim está localizado na avenida São Pedro, nº 2.000, Alto São Pedro.