Home / Defesa Civil / DEFESA CIVIL DE TAUBATÉ REGISTRA REDUÇÃO DE QUEIMADAS EM SETEMBRO NO MUNICÍPIO

DEFESA CIVIL DE TAUBATÉ REGISTRA REDUÇÃO DE QUEIMADAS EM SETEMBRO NO MUNICÍPIO

A Defesa Civil de Taubaté encerrou o mês de setembro com o registro de 23 atendimentos a ocorrências de fogo em áreas de vegetação e mata na cidade, cerca de 17% menos que o mês de agosto e apesar da redução, alerta sobre o risco à saúde e segurança das pessoas que as queimadas podem provocar, além de danos ao meio ambiente e a vida dos animais silvestres.

Mesmo com a redução no mês de setembro, a Defesa Civil ressalta que ainda é necessário estar atento e com ações preventivas de conscientização da população, pois os números totais ainda registram alta. De janeiro até setembro deste ano foram 61 casos a mais de ocorrências que o registrado no mesmo período do ano passado, que somava 108 casos de queimadas no município. Somente de agosto a setembro foram 65 chamados de fogo em mato atendidos pelas esquipes da Defesa Civil, 36 a mais que o mesmo período de 2020.

Durante todo o mês de setembro agentes da Defesa Civil atenderam chamados de queimadas em diversas localidades da cidade, Bairro Paiol, Cecap III, Monção, Residencial Estoril, área com vegetação próxima ao SEDES, Parque Três Marias, túnel do Estádio Joaquinzão na linha férrea, Esplanada Santa Terezinha, área atrás do Hotel Fazenda Mazzaropi, proximidades da Rodovia Presidente Dutra, proximidade da Fábrica LG e Chácara Ingrid, proximidades do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ na estrada dos remédios e diversos atendimentos nas áreas verdes do Parque Municipal Vale do Itaim.  Outra ocorrência atendida pelas equipes foi o resgate de animal silvestre encontrado em uma residência na Chácara Silvestre, e resgate de um cão amarrado em área de mata atingida por queimada.

VEJA MAIS:

Além do enfrentamento contra as queimadas, a Defesa Civil realizou na Praça Dom Epaminondas ações de conscientização ao combate dos incêndios florestais em parceria com Policia Ambiental, Centro de Formação de Bombeiros Civis Azimute, Guarda Municipal, 1º Grupamento de Bombeiros Juvenis Florestais de Taubaté. Realizou também parceria de cooperação técnica entre a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e Secretária de Educação para regularização de unidades escolares com a entrega dos AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Ainda em setembro novos equipamentos para trabalho de combate a queimadas e outras situações de emergência foram adquiridos pela Defesa Civil, através da parceria firmada com Ministério Público e Poder Judiciário. E foi realizado um treinamento de técnicas de resgate e utilização de ferramentas, com vários voluntários que pretendem prestar serviço junto a Defesa Civil.