Home / Destaque home / DEFESA CIVIL DE TAUBATÉ PARTICIPA DE TREINAMENTO EM UBATUBA

DEFESA CIVIL DE TAUBATÉ PARTICIPA DE TREINAMENTO EM UBATUBA

A Defesa Civil da Prefeitura de Taubaté participou nesta sexta-feira, 19 de novembro, na cidade de Ubatuba, do treinamento “Operação Chuvas de Verão” promovido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo que visa capacitar os agentes de todas as regiões paulistas no enfrentamento de situações de emergências comuns ao período das chuvas intensas de verão.

Este treinamento reuniu representantes das 39 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Representando o município de Taubaté estiveram o Diretor e o Gestor da Defesa Civil além de 5 agentes escalados que participaram da formação com oficinas que visam preparar para prevenção de acidentes e antecipação dos problemas que as fortes chuvas podem causar nas cidades.

Na programação para este dia de treinamento estiveram a recepção dos participantes entre 8h e 8h50 com um café da manhã e na sequência cerimônia de início que contou com apresentações de autoridades como o Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, Coordenador Municipal de Defesa Civil e a Prefeita de Ubatuba.

O primeiro momento do treinamento consistiu em preparação teórica no período da manhã com palestras ministradas pelos profissionais do radio amador e a Secretaria de Desenvolvimento Social do município. No segundo momento à tarde, ocorreu a parte prática do treinamento que consistiu em capacitar as equipes para diversas ações como cortes de árvores e retiradas de pessoas de locais alagados, instruções sobre como conduzir uma balsa inflável e utilização e manuseio de motosserra além de vistorias de campo.