Home / Destaque home / Defesa Civil de Taubaté participa de treinamento em Caraguá

Defesa Civil de Taubaté participa de treinamento em Caraguá

A Defesa Civil de Taubaté participa esta semana de treinamentos para a capacitação e especialização dos agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs).

Os treinamentos acontecem na terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de novembro, no auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba.

Serão abordados nos dois dias temas como Legislação Básica aplicada à Proteção e Defesa Civil; Geologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Meteorologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Registro de Comunicação Preliminar de Ocorrência no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC); Procedimentos de Assistência Humanitária; Situação de Anormalidade; Estrutura dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs); Valores Acumulados de Chuva; Informações Meteorológicas; Vistoria de Campo e Exercícios Práticos.

A Operação Chuvas de Verão da Defesa Civil acontece todos os anos no período de 1º de dezembro a 31 de março. Desde o ano passado, uma ferramenta disponível em todo o Estado auxilia a Defesa Civil emitir alertas de riscos de desastres via SMS diretamente à população.  O cadastro pode ser feito pelo número 40199 com o CEP do usuário. Com isso, o cidadão passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma situação de risco na área que abrange o CEP indicado.

A equipe da Defesa Civil de Taubaté conta com seis veículos, entre motos, camionetes e caminhão autobomba para o atendimento das ocorrências. O endereço é avenida Professor Gentil de Camargo, s/n – Jardim Sandra Maria. O atendimento é 24 horas pelo telefone 199.