Home / Destaque home / DEFESA CIVIL DE TAUBATÉ ATENDEU 61 OCORRÊNCIAS DE QUEIMADAS NO MÊS DE JULHO

DEFESA CIVIL DE TAUBATÉ ATENDEU 61 OCORRÊNCIAS DE QUEIMADAS NO MÊS DE JULHO

 

A Defesa Civil de Taubaté concluiu um balanço das ocorrências do mês de julho e o registrou um total de 61 ocorrências de fogo em vegetação. Entre os meses de junho e outubro é ativada a fase vermelha da Operação Corta Fogo.

No dia 22 de julho, foi registrado a Umidade Relativa do Ar (URA) em 30%. A umidade relativa do ar influencia fortemente no grau de dificuldade de combate aos incêndios e, quando está abaixo dos 30%, torna-se muito difícil o seu controle.

O período de estiagem em julho foi de 29 dias sem precipitação de chuva. Somente no final do mês, dia 29, foi registrado o volume de chuva 4.2mm, pelo pluviômetro do CEMADEM, localizado na Base do 5º Batalhão da Policia Militar (Bairro da Independência), sendo que é esperado chuva para julho era em torno de 25mm a 30mm. Choveu apenas 1/3 do esperado para mês todo.

Neste mês foram registrados dois focos de incêndio em vegetação de grandes proporções: um no Bairro da Chácara Silvestre e outro no Bairro Bonfim, ocasionando um grande prejuízo a fauna e flora.

A poluição causada pela fumaça no geral afeta mais as vias respiratórias, agravando os quadros de doenças prévias, como rinite, asma, bronquite e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Os extremos de idade, ou seja, crianças e idosos, são os que mais sofrem, por serem mais sensíveis.

Por isso, a Defesa Civil de Taubaté reforça que são extremamente importante os cuidados contra o fogo, sendo eles:

– Não soltem balões! Além de ser proibido, os balões podem causar incêndios em matas fechadas, onde os bombeiros não conseguem chegar, levando a morte de vários animais e da biodiversidade.

– Não jogue cigarros, bitucas, cigarretes, charutos, cachimbos ou qualquer outro material aceso! Sempre certifique-se de apagá-lo corretamente antes do descarte. Preferencialmente, deve-se molhá-lo para descartar.

– Não queime lixo, folhas ou qualquer tipo de material em aterros ou áreas de mata! Com o tempo seco, as chamas podem se alastrar com rapidez e tornarem-se incontroláveis.

Veja também

TAUBATÉ RECEBE TETRANETO DE DOM PEDRO I NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Taubaté recebe na próxima quarta-feira, dia 17 de agosto, o chefe da Casa Imperial do …