Home / Noticias / Cultura e Economia Criativa / CORAL MUNICIPAL DE TAUBATÉ REALIZA CONCERTO DE ESTREIA

CORAL MUNICIPAL DE TAUBATÉ REALIZA CONCERTO DE ESTREIA

Acontece no dia 29 de junho, quarta-feira, a estreia do Coral Municipal de Taubaté. O concerto será às 20h, no Teatro Metrópole, com entrada franca e os ingressos podem ser reservados online ou na portaria do Teatro uma hora antes da apresentação.

Em seu concerto de estreia apresentará a Missa Festiva de John Leavitt, a canção brasileira “Sina de Cantador” de E. Villani-Cortes e o samba “Dia lindo” de Celso Viáfora, além de contar com a participação de solistas do Coral, em dois duetos das óperas La Clemenza di Tito e Bodas de Fígaro, de W. A. Mozart, e um solo: “Le spectre de la rose” de H. Berlioz, contando ainda com a participação especial do percussionista Archanjo dos Santos.

Esta é a primeira formação de um corpo artístico vocal oficial do município, queiniciou as atividades em fevereiro desse ano. Sob direção da mezzo-soprano, professora de canto e ativista cultural Mere Oliveira, e acompanhados pelo pianista Miguel Ticona, o Coral Municipal de Taubaté é composto por 20 cantores voluntários, distribuídos em quatro naipes: sopranos, contraltos, tenores e baixos.

A entrada é franca e os convites podem ser reservados pelo link https://forms.gle/duxLK5oufLcP55xZA

SISTEMA DE CORAIS

Em 2020 foi criado o Sistema de Corais do Município de Taubaté, com o projeto proposto pela professora Mere Oliveira e implantado pela então Secretaria de Turismo e Cultura. Já em 2021, o projeto ganhou duas frentes, uma na Educação, que implantou a oficina de canto coral no Programa integral de ensino da rede municipal em setembro de 2021, e que hoje atende a quase 6.000 alunos, e a Cultura, que realizou a seleção de cantores para o Coral Municipal de Taubaté.

A cidade possui outros coros, como o da Escola Fêgo Camargo, Vox Cordis e o Coral da Acvap, e o propósito do Sistema de Corais é fortalecer o Canto Coral na cidade e região.

O Canto Coral amplia as referências culturais e educacionais de uma população, desenvolvendo potenciais inatos do indivíduo, bem como a expressividade, a sensibilidade, a capacidade de observação, o trabalho em equipe, a disciplina, a propiocepção, além da técnica vocal aplicada ao canto em conjunto, solfejo e outras correlações obrigatórias na performance musical.