Home / Destaque home / CIMTB MICHELIN CHEGA A TERCEIRA ETAPA DA TEMPORADA EM TAUBATÉ

CIMTB MICHELIN CHEGA A TERCEIRA ETAPA DA TEMPORADA EM TAUBATÉ

Com entrada gratuita todos os dias, competição tem início nesta sexta-feira (5) e segue até domingo (7), no Parque Municipal Vale do Itaim. Provas do Short Track terão mais uma vez a transmissão ao vivo, no canal Band Sports e no YouTube da CIMTB

A terceira de quatro etapas da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike na atual temporada desembarca na cidade de Taubaté nesta semana. Entre os dias 5 e 7, estão confirmados mais de 800 atletas e um público total esperado de 15 mil pessoas na soma dos três dias, no Parque Municipal Vale do Itaim. Na etapa da cidade do Vale do Paraíba, três modalidades do mountain bike cross country serão disputadas, XCC (Short Track), XCM (Maratona) e XCO (Cross Country Olímpico).

Alguns dos principais nomes do ciclismo brasileiro estão confirmados na disputa pelos títulos do XCC e XCO na etapa. São eles: Luiz Cocuzzi, Rubens Donizete, José Gabriel Marques, Nicolas Machado, Guilherme Muller, Sherman Trezza, Alex Malacarne, Gustavo Xavier, GiuGiu Morgen, Letícia Cândido, Karen Olimpio, Hercília Najara, Isabella Lacerda, Raiza Goulão, entre outros.

Na CIMTB Michelin, haverá a realização do XCC, Classe 3 na UCI (União Ciclística Internacional), e do XCO, Classe 1 na UCI. Assim, na soma são ofertados 70 pontos (10+60) aos campeões em cada uma das elites, masculina e feminina. Enquanto o XCO é a prova olímpica, ou seja, segue os mesmos padrões do mountain bike disputado nas Olimpíadas, com duração de cerca de 1h30, o XCC é uma versão reduzida com duração de cerca de 20 minutos, em uma corrida rápida e explosiva.

Outro destaque no XCO é o evento UCI Junior Series, que é uma espécie de Copa do Mundo para a categoria, em que se destacam os atletas que serão os futuros campeões. Por ela já passaram grandes campeões como colombiano Egan Bernal, o chileno Martin Vidaurre, entre outros. A etapa de Taubaté registra um recorde de inscritos na CIMTB Michelin para a categoria, com mais de 50 ciclistas, tendo inclusive atletas de outros países da América do Sul e da Europa. Por fim, haverá também a realização da Copa Sense CIMTB de Maratona, na modalidade XCM.

Transmissões ao vivo
A CIMTB Michelin vai transmitir todas as competições de Short Track (XCC) pelo canal BandSports e no YouTube da CIMTB. Na sexta-feira (5), a transmissão será às 16h30. Já no sábado, o início será às 11h, com a super elite feminina, seguida da super elite masculina, às 11h40. As provas do XCO, no domingo, terão transmissão no Instagram oficial do evento.

Diversas categorias
Ao todo, são 41 categorias disponíveis separadas por idade e gênero, com opções a partir de 1 ano de idade, como a Mirim, até as mais experientes como Over-65 para os homens e Over-50 para as mulheres. Além disso, existem as categorias que atendem grupos especiais de ciclistas como Peso Pesado (ciclistas acima de 95 kg), Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), três opções para correr em Dupla, as categorias PcD/PNE e Handbike para pessoas com deficiência, a Ultra, para os atletas que querem correr o XCO e XCM somando os tempos das provas.

Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km. Para fechar o “cardápio” de opções existem as categorias com bikes especiais como as elétricas e a gravel.

Apresentação de BMX Freestyle
Além das corridas de mountain bike, o evento terá apresentações de BMX Freestyle em uma estrutura construída para o evento, que conta ainda com uma pista de dirt jump no local. Serão seis apresentações (três sábado e três domingo), que devem durar cerca de 30 minutos cada.

Clínica técnica gratuita na pista de XCO
Dando continuidade no projeto da clínica técnica para o desenvolvimento dos bikers iniciantes e, até mesmo os mais experientes, a CIMTB Michelin oferece em parceria com vários treinadores uma volta de reconhecimento e leitura de todos os trechos técnicos da pista na sexta e sábado, às 16h. Para participar, os interessados devem estar inscritos na prova e chegar 15 minutos antes do início na secretaria do evento, para instalar numeral da bike e receber as primeiras orientações.

Shows de Rock and Roll
Como já é costume na Copa Internacional Michelin de Mountain Bike, não faltarão atrações musicais na próxima etapa da competição. O CIMTB Musical terá sua programação repleta de shows, sempre no estande da Sense Bike, com duas bandas locais se apresentando para os amantes do esporte e do ciclismo no decorrer do fim de semana: Aperitivos Rock e Cavern Club. Tanto no sábado quanto no domingo, as apresentações terão início às 10h e término às 18h.

Concurso de Poema e Desenho CBMM
Na Capital Nacional da Literatura Infantil, o tradicional Concurso que mexe com as crianças das escolas da rede pública por onde o evento passa terá novidades. Em Taubaté, a atividade receberá o nome de Concurso de Poema e Desenho, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância da diversidade cultural do município de Taubaté. Além disso, deverá tratar do tema: “Sítio do Pica Pau Amarelo”. Enquanto os alunos do 3º ano concorrem no desenho, os alunos do 4º ano concorrem na categoria desenho.

Mais homenagens ao Sítio do Pica Pau Amarelo
Além do Concurso de Poema e Desenho ter o Sítio do Pica Pau Amarelo como tema, em Taubaté a pista do XCO tem diversos trechos técnicos (os mais difíceis e emblemáticos do circuito) com nomes homenageando a literatura infantil: Subida Sítio Pica Pau Amarelo, Slalom do Narizinho, Slalom do Pedrinho, Tobogã Rabicó, Descida da Emília, Descida da Tia Nastácia, Rock Garden da Cuca, Descida do Saci, Trilha do Curupira, Subida do Sabugosa e Descida da Dona Benta.

Bicicletário CBMM
O Bicicletário CBMM, que visa incentivar os visitantes a irem de bike para o evento, é gratuito e está localizado na entrada da arena do evento, garantindo aos espectadores a possibilidade de ir pedalando para o Parque Municipal do Itaim e terem um espaço para guardar suas bicicletas, com a coordenação do Clube SANTUU.

Serviço: Etapa de Taubaté da CITB Michelin
Data: 5 a 7 de agosto
Horário: 8 às 18h
Entrada: Gratuita
Transmissão ao vivo: BandSports e YouTube CIMTB (XCC) e Instagram (XCO)
Endereço: Estrada Municipal José Luís Cembranelli, 2.776 (Google Maps)
Como chegar: No Waze, basta colocar CIMTB Taubaté

Veja também

TAUBATÉ RECEBE TETRANETO DE DOM PEDRO I NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Taubaté recebe na próxima quarta-feira, dia 17 de agosto, o chefe da Casa Imperial do …