Home / Noticias / Cultura e Economia Criativa / CENTRO CULTURAL LANÇA EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AO SEU PATRONO TONINHO MENDES

CENTRO CULTURAL LANÇA EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AO SEU PATRONO TONINHO MENDES

 

O Centro Cultural Municipal de Taubaté inaugura no dia 14 de setembro, quarta-feira, na galeria de arte Sebastião Justino, a mostra “Religiosidade e Cultura”, uma homenagem ao seu patrono, o artista Toninho Mendes.

Se Toninho estivesse vivo, em 04 de setembro teria completado 75 anos. A mostra conta com 19 quadros, alguns deles inéditos e nunca expostos, além de duas maquetes.

Na noite desta terça (13), a família de Toninho Mendes receberá convidados em um evento fechado, e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa entregará o certificado de menção honrosa à família.

O público pode conferir a mostra até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Centro Cultural Municipal fica na Praça Coronel Vitoriano, 01, no Centro de Taubaté.

 

UM ARTISTA COM ALMA

Antonio Mendes da Silva nasceu em Taubaté no dia 4 de setembro de 1947, mas logo mudou-se com a família para Redenção da Serra, onde permaneceu até 1974.

O contato com a arte nasceu dentro de casa. “Meu pai trabalhava nos Correios, mas sempre pintou muitos quadros. Sempre convivi com a arte”, contava sempre Toninho.

Além do pai, outra influência foi Mestre Justino, considerado por ele o Portinari do Vale. A convivência entre os dois foi intensa, a ponto de Mestre Justino pedir, já em seu leito de morte, para que Toninho tomasse conta de seus painéis.

Começou a carreira artística aos 18 anos, pintando com o artista Adão Silvério o salão de cinema de Redenção da Serra. Em 1964 conheceu o Mestre Justino, de quem passou a ser ajudante na criação de murais, como da Catedral de Nossa Senhora da Redenção da Serra, preservado no prédio do antigo Departamento de Educação e também a biblioteca municipal do Parque Dr. Barbosa de Oliveira em Taubaté. Foi responsável pela restauração de obra de Cândido Portinari e da imagem do Cristo Crucificado da Igreja da Vila das Graças.

Em 2010, quando comemorou 45 anos de atividades artísticas, Toninho foi homenageado com uma Exposição Comemorativa no Centro Cultural Municipal com seus melhores trabalhos. Ali, 90 de suas obras mostravam a trajetória do artista.

Os quadros de Toninho cruzaram o Atlântico e aportaram na França, na Rússia e até mesmo no Japão, entregue a um dos diretores da multinacional Monsanto. No currículo do artista também consta uma exposição coletiva em Cuba. “Já pintei muitos quadros, que até perdi a conta. Essa exposição conta um pouco da história da minha vida nesses últimos 45 anos e também aproveito para apresentar uma nova fase do meu trabalho”, dizia Toninho.

A Câmara Municipal de Taubaté abriga dois painéis e uma reprodução de uma obra de Mestre Justino.

Toninho participou de inúmeras exposições em todo o Brasil. Há pouco tempo, uma de suas últimas Mostras que expôs suas obras foi “Prática Esportiva no Vale desenhada em Naif” no Sesc Taubaté, na qual fez em seu mural uma homenagem a centenário do Esporte Clube Taubaté.

Como discípulo e colaborador de Mestre Justino, Toninho foi contratado pela Prefeitura no início de 2013 para restaurar as cerca de 50 obras de Justino localizadas em prédios públicos da cidade.

Autor de 8 livros sobre artes plásticas. Toninho Mendes faleceu em Taubaté, no dia 18 de maio de 2014. Foi casado com Nair Pereira de Barros Silva, deixou os filhos, Alessandra da Silva Barroso e André Luiz ítalo da Silva e os netos Pedro da Silva Albuquerque Barroso e Davi da Silva Albuquerque Barroso.

Veja também

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A Prefeitura de Taubaté continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação …