Home / Destaque home / Caps-AD debate medicalização

Caps-AD debate medicalização

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps-AD) de Taubaté promove na próxima sexta-feira, dia 24 de agosto, a palestra “A Sociedade Contemporânea e a Medicalização”.
A palestra é gratuita e será apresentada às 13h30 pela psicóloga Claudia Fabiana de Jesus.
Os medicamentos benzodiazepínicos, tarja preta, estão entre os mais consumidos no  Brasil. Chamados ansiolíticos, os calmantes, eles são receitados para tratar de ansiedade à insônia, estresse, tristeza, e outros transtornos de humor muito comuns na sociedade pós moderna. Logo se tornaram os medicamentos psicotrópicos  mais usados no mundo. Os benzodiazepínicos foram amplamente prescritos como opção segura de baixa toxicidade, contudo, os pesquisadores começavam a detectar o uso nocivo e risco de dependência.
De acordo com um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde, a população brasileira é a mais deprimida da América Latina. Essa constatação acaba de receber reforço de um levantamento realizado pela Sul América: em seis anos, houve um salto de 74% no número de antidepressivos adquiridos pelos segurados dessa operadora. Seguindo a tendência global, o estudo encontrou maior prevalência do uso desses medicamentos entre mulheres  e pessoas mais velhas. Atualmente, os antidepressivos ocupam a segunda posição na lista de remédios mais vendidos.
Em Taubaté, o Caps-AD promove o tratamento em dependência de benzodiazepínicos. Mais informações pelo telefone 3631-6645.
Tema –  A Sociedade Contemporânea e a Medicalização
Palestrante – psicóloga Claudia Fabiana de Jesus