Home / Destaque home / Capacitação mobiliza estudantes e professores contra o Aedes aegypti

Capacitação mobiliza estudantes e professores contra o Aedes aegypti

Estudantes da Unitau (Universidade de Taubaté) concluíram na noite de quarta-feira, 16 de março, a capacitação promovida pela Vigilância Epidemiológica para a participação no Dia D de Combate ao Aedes aegypti programado para o próximo sábado, 19 de março.

Os estudantes vão reforçar a mobilização, que também contará com militares do Cavex (Comando de Aviação do Exército) em apoio aos agentes do CAS (Controle de  Animais Sinantrópicos) de Taubaté.  Cerca de 100 pessoas devem integrar a mobilização.

O “Dia D de combate ao Aedes” contará com visitas a residências, distribuição de folhetos, exibição de faixas e orientações à população em estandes nas praças Dom Epaminondas e Santa Terezinha. Supermercados da região serão alvo de panfletagem.

Na manhã desta quarta-feira, um grupo formado por cerca de 80 professores coordenadores da rede municipal de ensino também participou de uma capacitação contra o mosquito, responsável por transmitir a dengue, zika e chikungunya. Esta atividade ocorreu na EMEEEIF  Madre Cecília. Os profissionais atuarão como agentes multiplicadores em suas unidades.

O objetivo é reduzir o número de criadouros do mosquito para evitar a proliferação de casos de dengue, chikungunya e zika em todo o município.

Balanço

Taubaté enfrenta uma epidemia de dengue e ultrapassou o indicador de 100 casos confirmados para cada grupo de 100 mil habitantes no início deste mês. Desde o início do ano são 749 casos confirmados de dengue no município (1 caso autóctone). Os casos confirmados integram um universo de 2.027 notificações, das quais 615 foram descartadas e outras 663 aguardam o resultado de exames.

Em relação  à chikungunya, o balanço é de sete notificações, com cinco casos negativos e dois aguardando exames.

As notificações relacionadas ao zika vírus somam 28, com um caso positivo importado confirmado. Foram descartados 10 casos e 17 aguardam o resultado de exames.