Home / Destaque home / BAIRRO SÃO GONÇALO RECEBE ESCOLA CÍVICO-MILITAR

BAIRRO SÃO GONÇALO RECEBE ESCOLA CÍVICO-MILITAR

A Prefeitura de Taubaté oficializou nesta segunda-feira, dia 23 de agosto, a transição da EMEF Professor Lafayette Rodrigues Pereira, no bairro São Gonçalo, em uma unidade modelo do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).

A unidade de ensino passou a adotar um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares, em oficinas ofertadas no contraturno das aulas regulares.

A escola foi escolhida, entre as demais da rede municipal, por estar situada em uma região de grande vulnerabilidade social e que tem como meta a melhoria nos indicadores educacionais.

Em maio, deste ano, a equipe gestora da escola participou da capacitação sobre a implantação, implementação e monitoramento da ECIM, com formações acerca de diretrizes, aspectos legais, projetos a serem desenvolvidos, integração entre civis e militares e a elaboração dos marcos desejado, atual e estratégico. Houve a necessidade de adequação da infraestrutura da escola, uma vez que, uma das etapas de certificação abrange a implementação do modelo e o cumprimento de requisitos educacionais, didático-pedagógico e administrativos.

Em 2021, a escola atende 471 alunos de 6 a 14 anos, dos Ensinos Fundamental I (253) e II (195), EJA – Educação de Jovens e Adultos (23), além de ofertar aulas em período Integral (217). A unidade escolar conta também com aulas de reforço e atividades com professor especialista (28).

A prioridade no atendimento é direcionada a alunos que já estão matriculados na unidade do São Gonçalo e para a população que reside próxima a escola.

O objetivo do Programa das Escolas Cívico-Militares é combater as desigualdades de oportunidade, promovendo uma formação humana e cívica a partir de uma educação de qualidade, aprimorando o aluno em sua formação ética, valorizando suas competências e habilidades estimulando sua capacidade de transformação da realidade no ambiente em que está inserido.

Veja também

TAUBATÉ ATUALIZA OS DADOS DE COVID-19 NESTA QUINTA

Nesta quinta, dia 02 de dezembro, os leitos de UTI do Hospital Municipal Universitário de …