Home / Destaque home / ALUNOS DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO REALIZAM AVALIAÇÃO EXTERNA DO GOVERNO FEDERAL

No Sistema Municipal de Ensino da Prefeitura de Taubaté os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio participam de mais uma edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A avaliação, que ocorre a cada dois anos, está sendo aplicada entre 22 de novembro e 03 de dezembro, conforme agendamento realizado pela D.E – Diretoria de Ensino Estadual, por meio da Fundação Cesgranrio com cada unidade escolar.

Realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) desde 1990, o Saeb, através de questões objetivas e um questionário socioeconômico, avalia conhecimentos nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática para diagnosticar a qualidade da educação oferecida pelas escolas e as redes de ensino de todo o Brasil. O resultado desta avaliação contribui para aprimorar políticas educacionais, além de fortalecer, com base em evidências, ações pedagógicas para a garantia da aprendizagem de todos os estudantes.

A partir desses resultados é gerado o Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb), que varia de 0 a 10, considerando a taxa de fluxo escolar (aprovação) e as médias de desempenho no Saeb.

Neste ano, assim como na edição de 2019, uma amostra de estudantes do 2º serão avaliados e ainda os alunos do 9º anos do ensino fundamental também em Língua Portuguesa e Matemática e Ciências da Natureza e Ciências Humanas, respectivamente. Essa prova atua na construção de escalas de proficiência mais abrangentes e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para que as escolas tenham os resultados publicados no Ideb, é necessário que pelo menos 80% dos alunos matriculados, declarados no Censo de Educação Básica 2021, realizem a prova.

A participação da comunidade escolar com foco nos alunos para a realização das avaliações é de extrema importância para um diagnóstico da educação no município.