Home / Noticias / Desenvolvimento e Inovação / ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DESCOBREM 12 ASTEROIDES EM PROJETO INTERNACIONAL DA NASA

Participando do projeto International Astronomical Search Collaboration (IASC), uma iniciativa de Ciência Cidadã mantida pela NASA e que a Secretaria Municipal de Educação trouxe para Taubaté, seis alunos da rede municipal de ensino já descobriram 12 asteroides.

O projeto IASC disponibiliza imagens feitas pelo telescópio Pan-STARRS, localizado no Hawaii, para que pessoas do mundo inteiro possam contribuir com a descoberta destes corpos menores do sistema solar, permitindo assim a determinação de suas órbitas e seu monitoramento aqui da Terra. Tal atividade se torna cada vez mais importante dentro da comunidade astronômica internacional pois, os asteroides oferecem riscos potenciais para a biosfera terrestre.

Chamado de “Caçadores de Asteroides Taubaté”, em nosso município o projeto teve uma participação piloto no mês de julho, quando a aluna Rafaela dos Santos, da EMIEF Sargento Everton Vendramel de Castro Chagas, fez a primeira descoberta. Já em agosto e setembro, com um maior número de participantes, e contando com apoio do Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia (GDOP) da UNESP de Guaratinguetá e da União Brasileira de Astronomia (UBA), outros alunos e alunas realizaram descobertas. São eles: Raquel França Gonçalves, que descobriu 5 asteróides; Micaele Vitória da SIlva Joaquim, que descobriu 2 asteróides; Carlos Alberto Antunes de Souza, que descobriu 1 asteróide e a dupla Thainá Amanda Nascimento Maraz e Ana Júlia dos Santos Reis que, juntas descobriram 2 asteróides. A aluna Ana Júlia também é responsável pela descoberta de um outro asteróide.

O “Caçadores de Asteroides Taubaté” ainda conta com a participação de munícipes entusiastas da astronomia, de estudantes da rede particular de ensino e até mesmo de pessoas de outras regiões do estado de São Paulo. Estes descobriram 7 asteroides nestes dois meses de trabalho.

O projeto acontece mensalmente e no mês de outubro está em sua terceira edição. Estudantes, professores e interessados ainda podem participar da última edição de 2021 que irá ocorrer no mês de novembro. Deve-se formar uma equipe com no mínimo dois integrantes, sendo um deles maior de idade, e ter acesso à internet através de um notebook ou PC. Além disso, todos os interessados receberão treinamento e materiais de orientação para participar.

Para se inscrever, basta acessar o link: https://forms.gle/DHexeBPdLXSHHQL38