Home / Noticias / Desenvolvimento e Inovação / ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DESCOBREM 12 ASTEROIDES EM PROJETO INTERNACIONAL DA NASA

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DESCOBREM 12 ASTEROIDES EM PROJETO INTERNACIONAL DA NASA

Participando do projeto International Astronomical Search Collaboration (IASC), uma iniciativa de Ciência Cidadã mantida pela NASA e que a Secretaria Municipal de Educação trouxe para Taubaté, seis alunos da rede municipal de ensino já descobriram 12 asteroides.

O projeto IASC disponibiliza imagens feitas pelo telescópio Pan-STARRS, localizado no Hawaii, para que pessoas do mundo inteiro possam contribuir com a descoberta destes corpos menores do sistema solar, permitindo assim a determinação de suas órbitas e seu monitoramento aqui da Terra. Tal atividade se torna cada vez mais importante dentro da comunidade astronômica internacional pois, os asteroides oferecem riscos potenciais para a biosfera terrestre.

Chamado de “Caçadores de Asteroides Taubaté”, em nosso município o projeto teve uma participação piloto no mês de julho, quando a aluna Rafaela dos Santos, da EMIEF Sargento Everton Vendramel de Castro Chagas, fez a primeira descoberta. Já em agosto e setembro, com um maior número de participantes, e contando com apoio do Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia (GDOP) da UNESP de Guaratinguetá e da União Brasileira de Astronomia (UBA), outros alunos e alunas realizaram descobertas. São eles: Raquel França Gonçalves, que descobriu 5 asteróides; Micaele Vitória da SIlva Joaquim, que descobriu 2 asteróides; Carlos Alberto Antunes de Souza, que descobriu 1 asteróide e a dupla Thainá Amanda Nascimento Maraz e Ana Júlia dos Santos Reis que, juntas descobriram 2 asteróides. A aluna Ana Júlia também é responsável pela descoberta de um outro asteróide.

O “Caçadores de Asteroides Taubaté” ainda conta com a participação de munícipes entusiastas da astronomia, de estudantes da rede particular de ensino e até mesmo de pessoas de outras regiões do estado de São Paulo. Estes descobriram 7 asteroides nestes dois meses de trabalho.

O projeto acontece mensalmente e no mês de outubro está em sua terceira edição. Estudantes, professores e interessados ainda podem participar da última edição de 2021 que irá ocorrer no mês de novembro. Deve-se formar uma equipe com no mínimo dois integrantes, sendo um deles maior de idade, e ter acesso à internet através de um notebook ou PC. Além disso, todos os interessados receberão treinamento e materiais de orientação para participar.

Para se inscrever, basta acessar o link: https://forms.gle/DHexeBPdLXSHHQL38

Veja também

TAUBATÉ ATUALIZA OS DADOS DE COVID-19 NESTA QUARTA-FEIRA

Nesta quarta, dia 20 de outubro, os leitos de UTI do Hospital Municipal Universitário de …