Home / PROGRAMA MESA TAUBATÉ

PROGRAMA MESA TAUBATÉ

MESA TAUBATÉ DISTRIBUI 270 MIL PORÇÕES DE SOPAS EM SEU 1º ANO

 

“Alimentar quem mais precisa”, esse é um dos objetivos do Programa Mesa Taubaté, que no dia 3 de maio completa seu primeiro ano e já distribuiu cerca de 270 mil porções de sopa para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A iniciativa é uma parceria entre lideranças comunitárias e a Prefeitura de Taubaté que preparam e distribuem as sopas para moradores de sete bairros do município.

As sopas são preparadas diariamente na Cozinha Piloto e os alimentos utilizados contam com a solidariedade da população taubateana, que participa do Feirão do Automóvel Mesa Taubaté que já arrecadou mais de 33 toneladas de alimentos.
Além de contribuir com a alimentação das famílias, o Projeto também busca educar e estimular a geração de renda. Para isso, no ano passado foram disponibilizados à população cursos de aprimoramento gastronômico em uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI).
Os bairros Cecap, Vila Aparecida e São Gonçalo já receberam a unidade móvel do SESI, onde foram ministradas aulas de reaproveitamento integral de alimentos, pães, bolos, marmita fit e bolo de pote.
A expectativa é que os cursos de aprimoramento gastronômico sejam realizados a partir de maio em mais de cinco bairros do município.

“MESA TAUBATÉ” ARRECADA MAIS DE 37 TONELADAS DE ALIMENTOS EM SEU 1º ANO

O Feirão do Automóvel Mesa Taubaté arrecadou mais de 37 toneladas de alimentos durante o primeiro ano do projeto. O Feirão foi realizado pela primeira vez no dia 30 de maio do ano passado e ao todo foram recebidos 37.273 kg de alimentos.
Durante os cinco primeiros meses deste ano, mais de 16 toneladas de alimentos foram arrecadadas.
No último domingo, dia 29 de maio, foi realizada a 50º edição do Feirão do Automóvel que arrecadou 909 kg de alimentos, sendo 594 kg de arroz, 113 kg de feijão e 202 kg de macarrão. Participaram desta exposição 361 carros e 67 motos, totalizando 428 veículos.
Essa iniciativa tem como objetivo arrecadar alimentos para repassar para o Projeto Mesa Taubaté, que já distribuiu cerca de 270 mil porções de sopas para moradores em situação de vulnerabilidade social de sete bairros do município.
De segunda a sexta-feira são preparadas aproximadamente 1.200 porções na Cozinha Piloto da Prefeitura que são entregues nos bairros Cecap, Três Marias, Água Quente, Vila Aparecida, Chácara São Silvestre, São Gonçalo e Gurilândia.

Para participar da exposição de veículos, os proprietários de carros devem doar 2 kg de alimentos para o veículo ficar na área aberta, 3 kg de alimentos para ficar na área coberta e os proprietários de motos devem contribuir com 1 kg de alimento, entre arroz, feijão e macarrão.
Também será possível fazer doações de meias, luvas, cachecóis e toucas, além de arroz, feijão e macarrão. Toda a arrecadação dessas peças de inverno será doada para asilos e instituições que auxiliam pessoas em situação de vulnerabilidade social do município.
O Feirão do Automóvel “Mesa Taubaté” é realizado todos os domingos, das 8h às 12h, no Mercatau, que fica na Rua Professora Escolástica Maria de Jesus, nº 100, Jardim Eulália.

CARTÃO “MESA TAUBATÉ” INJETA CERCA DE 4 MILHÕES NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO

 

O cartão “Mesa Taubaté” distribuído pela Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Transferência de Renda Básica já injetou cerca de R$ 4 milhões na economia do município, contando os créditos disponibilizados em junho, desde sua implantação.
A iniciativa beneficia mensalmente famílias em situação de vulnerabilidade e de extrema vulnerabilidade social que estão inscritas no Programa, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Lei nº 5.651, de 13 de setembro de 2021; além de servidores municipais, que se enquadram nos requisitos necessários para o recebimento do auxílio.

De acordo com a Lei, os munícipes podem permanecer no Programa por seis meses, sendo prorrogável por mais seis meses, mediante avaliação e recadastro.
A substituição das cestas básicas por cartões teve como objetivo dar às famílias mais autonomia na hora da compra, adequando os itens conforme a necessidade e também contribuir para o crescimento e fortalecimento do comércio local, já que o cartão só pode ser utilizado em estabelecimentos do município.
O Programa Municipal de Transferência de Renda Básica foi implantado no início do ano, em janeiro, e injeta mensalmente cerca de R$ 730 mil na economia local.
Para mais informações é necessário acessar o link Mesa Taubaté, entrar em contato através do telefone (11) 94571-1989, que também é whatsapp, das 8h às 17h; ou se preferir ir até a sede da empresa administradora do cartão “Mesa Taubaté” que fica na Rua Barão da Pedra Negra, nº 500, sala 27, centro.