Home / Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo

Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo


Secretário: Alexandre Ferri
Endereço: Av. Tiradentes, 520 – Centro
Telefone: (12) 3625-5133 / 3625-5044
Atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 18h
E-mail: pmt.desenvolvimento@taubate.sp.gov.br
  • A Secretaria
  • Organograma

A Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo é responsável em implementar políticas que estimulem o desenvolvimento econômico e tecnológico na indústria, no comércio, nos serviços e na agropecuária do município. O trabalho desenvolvido visa o crescimento econômico sustentável do município, o que representa mais emprego e melhor condição de compra para a população e, consequentemente, aumento na arrecadação de impostos, o que gera mais investimentos e melhorarias na qualidade de vida dos taubateanos. É formada por departamentos e áreas responsáveis pelo desenvolvimento de projetos para o município.

Ao Departamento de Desenvolvimento Industrial e novas Tecnologias compete promover a realização de estudos sobre as condições locais para instalação de indústrias, para desenvolvimento de novas tecnologias, para execução de medidas de incentivos fiscais, bem como coordenar, monitorar e orientar as atividades e empreendimentos que visem o incremento industrial e produtivo.
A Área de Desenvolvimento Industrial e Novas Tecnologias tem o objetivo de adequar a área industrial ao mercado e incentivar novas tecnologias auxiliando no setor industrial.

Ao Departamento de Desenvolvimento Regional de Comércio e Serviços compete planejar, organizar, executar e controlar as atividades visando o desenvolvimento comercial do município e as atividades de prestação de serviços.
À Área de Desenvolvimento Regional de Comércio e Serviços compete desenvolver projetos para o desenvolvimento econômico tais como nos setores de comércio e serviços.

Ao Departamento de Desenvolvimento Agropecuário compete estimular o desenvolvimento econômico rural, em especial por meio de fomento à produção agropecuária, incentivo à agroindústria, ao cooperativismo e associativismo e aos programas de assistência técnica, extensão rural e zoneamento agrícola.
À Área de Desenvolvimento do Agronegócio, Agricultura Familiar e Serviço de Inspeção Municipal compete desenvolver as políticas de incentivo ao produtor rural de pequeno, médio e grande porte e dar suporte as inovações no ramo do agronegócio.

Ao Departamento de Desenvolvimento do Turismo compete desenvolver programas de divulgação da cidade com o fim de alcançar as correntes turísticas regionais, nacionais e internacionais, promover e apoiar a organização de feiras, congressos, exposições e eventos que incentivem a economia e atrações do município.
À Área de Desenvolvimento do Turismo e Lazer compete realizar estudos sobre condições locais para a promoção e ampliação de atividades turísticas; identificar os pontos de potencial turístico, manter contato com órgãos governamentais, empresas públicas e privadas e outras entidades, visando incrementar as atividades turísticas no município.